embalagens sustentáveis

Embalagens sustentáveis

Com a crescente consciencialização do mercado sobre o impacto ambiental das embalagens plásticas, a procura por materiais de embalagens sustentáveis também cresceu.

Também entre os consumidores que estão bem cientes dos impactos prejudiciais dos resíduos de plástico no meio ambiente, as embalagens sustentáveis geram entusiasmo.

Mas em essência, o que realmente são embalagens ecológicas?

Por definição, embalagens sustentáveis são qualquer embalagem fácil de reciclar, segura para os indivíduos e para o meio ambiente e feita a partir de materiais reciclados. Usam materiais e práticas de fabricação com impacto mínimo no consumo de energia e recursos naturais. Também conhecidas como embalagens ecológicas ou embalagens verdes, as soluções de embalagens sustentáveis têm como objetivo:

  • Promover o uso de materiais renováveis / reutilizáveis;
  • Corte nas despesas relacionadas com embalagem;
  • Eliminação do uso de materiais tóxicos na produção de embalagens;
  • Fornecimento de opções para reciclar embalagens facilmente

O papel é uma excelente opção para desenvolvimento de embalagem sustentável uma vez que é reutilizável, reciclável, biodegradável e pode ser utilizado para qualquer finalidade.

A maioria das embalagens de papel que vemos todos os dias é feita de papel reciclado e o papel pode mesmo ser reciclado até 6 vezes antes que as fibras de papel se decomponham em pedaços menores, que também podem ser transformados em papel novamente.

Para a MEDIApack, a preocupação com o meio ambiente é uma prioridade, por isso todas as nossas embalagens têm o certificado FSC. Reconhecida como a certificação mais importante do mundo para a gestão florestal, o selo do FSC permite aos consumidores optarem pelas marcas que estão comprometidas com a sustentabilidade florestal.

Também o facto de substituirmos solventes por tintas à base de água traduz-se na redução de compostos orgânicos voláteis (COV), o que contribui de forma relevante para reduzir a pegada de carbono da embalagem.

A natureza combinada com a ciência é a resposta para criar os melhores produtos.